Ela tinha uma terrine, ela chamava terrine, e aí nessa terrinezinha ela botava feijão na mesa para os filhos. A mesa dela era assim, uma mesona. Eu trouxe até para aqui, mas acabou, desmantelou toda. A mesa era enorme, tinha aquelas cadeiras e tinha uns bancos que compõem a mesa. Ela tinha 12 filhos, todos sentados naquela mesa.

Eu toda a vida morei no Ventura, ficava lá, almoçava com ela e tudo. A moça que morava com ela, as tias dela, foi tudo embora, tudo mora em Salvador: a Tia Jovanina, Tia Deinha, a Tia Beatriz, a Raquel, qual era o nome da outra? Mas eu sei que foi assim, foi tudo embora para Salvador, aí depois que ela ficou mais velha, só no Ventura, a moça que cuidava dela adoeceu, tia Adalice trouxe ela pro Angelim, Pedro Grassi que era o filho mais velho dela. Ela morreu ali, foi enterrada no Ventura. Ela e Pedro Grassi.

Nós fomos criados cá, num terreno que nós tinha, saindo do Ventura, quando a gente sai do Ventura, que vem assim pra dentro tem a casa de Tio Vivi, que é uma casa grande, mas ninguém vê mais, porque com aquele matão ninguém vê mais e a nossa era assim, na beira do caminho, aí nós morava ali. Depois nós morava aí no Ventura, aí nós fomos pro Ventura e fiquemos lá no Ventura. Depois minha mãe vinha cá pra roça, nós trabalhava cá na roça. Minha avó era uma pessoa que fazia muito doce, ela gostava de fazer macarrão, ela mesma fazia a massa de macarrão assim na mesa e passava assim e cortava as tiras, o macarrão. Não era difícil ter macarrão naquele tempo, mas ela fazia o macarrão dela.

Hoje em dia aqui ninguém usa pra botar feijão na vasilha, bota no prato, cada qual bota seu prato e come, não usa, mas ela usava, no tempo da minha avó usava pra botar feijão na mesa, me lembro assim, sentava tudo na mesa pra almoçar com ela, as fia e tudo, os fio dela, almoçava tudo junto, só um que não gostava, que morava em Miguel Calmon, João Grassi, hoje em dia tem os filhos dele. Ele morreu ficou a mulher dele, parece que Tia Rosinha já morreu, já. Aqui sempre vem um que era Orlando, Edmundo, um branco assim, que era meio assim, conversa meio avexado. Esse povo tem assim a língua meia misturada com italiano, que eles são filhos de italiano.

< Compartilha essa lembrança >


Imagens


Gabinete imagem
Colectivo Infinitos Monos 2015 by Javier Cruz