Esse aqui seria uma marimba, né? o xilofone, é uma caixa acústica e tem as paletas essas de jacarandá, afinadas, perfeitamente afinadas. É um instrumento percussivo, porém também você pode fazer melodias com ele, acordes também se quiser, é um instrumento completo, que nem um piano, só que você vai bater em cada... é uma coisa mais direta. Em um piano você aperta uma tecla, que a tecla tem um dispositivo que vai bater na corda, né? Aqui você diretamente com a mão você já vai bater, no que seria a corda, o que seria a paleta com afinação.

Ele fiz há muito tempo, há vários anos que está aqui, porque eu utilizo ele também com fins didáticos, porque como tem a escala cromática, você pode dar uma ideia para um aluno do que é uma escala, de onde saem os acordes, como você pode trabalhar com a música, na verdade, é a parte primitiva da música, a primeira coisa. Você vai ter a escala diatônica, aí você pega a escala cromática, ai você vê formação de acordes, harmonia geral, é a base.

Rapaz, não sei quanto tempo, não, mas tem alguns anos já, deve ter uns 6, 7 anos que eu fiz. É muito louco porque na verdade eu não me dedico só a uma coisa, então esse instrumento, ele foi saindo ao longo do tempo, com várias coisas, eu trabalho sempre em várias coisas, eu não consigo me focalizar em um só ramo.
Meu dia é assim, por exemplo, de manhã um pouquinho... trabalho com prata, outro pouquinho trabalho com a terra, eu vou assim, avançando em varias frentes e numa hora sai o instrumento, ás vezes demora, mas de repente sai esse, sai esse, saem outros instrumentos, mas que eram projetos e que vão andando, né?

Na verdade eu conheço esse instrumento de muitos anos, né? várias bandas inclusive uma banda onde participou Naná Vasconcelos, brasileiro, que é a banda do Pat Metheny, ele sempre utilizou esse tipo de instrumentos. Tem um argentino que participou na banda dele, se chama Pedro Aznar e ele tocava esse instrumento, fazia canto. Depois eu o vi também no Capão, na mão de um pessoal da Colômbia, que eles tinham outro tipo feito com umas cabaças como caixa acústica, depois tenho visto de bambu também, mas eu tinha essa madeira que é jacarandá, tinha restos de madeiras, aí me saiu fazer isso.

< Compartilha essa lembrança >


Imagens


Gabinete imagem
Colectivo Infinitos Monos 2015 by Javier Cruz